sábado, 10 de agosto de 2013

Internet - Um Papo Inicial Sobre Este Grande Avanço na Comunicação

Na Internet dá pra fazer muitas coisas boas e divertidas - jogar grátis, ouvir música, assistir a vídeos, manter contato com amigos e encontrar novas amizades, descobrir coisas novas, fazer pesquisas e estudar...

Mas existe um outro lado - ruim e perigoso, especialmente para as crianças e os adolescentes. Quanto mais informado a gente está, mais fácil é proteger e aproveitar o que há de bom.

Vamos conversar um pouco sobre a internet?

Uma das melhores coisas da internet é que qualquer pessoa pode encontrar informações úteis, divertidas e interessantes que tenham sido colocadas na rede por outros usuários, pessoas comuns como você. Mas nem sempre foi assim.

No começo da internet, poucas pessoas produziam os sites e a maioria dos usuários podia apenas entrar nas páginas para ler, ver ou jogar. Nos últimos anos, isso mudou e ficou fácil para qualquer pessoa colocar seus textos num blog, fotos em redes sociais e vídeos num site como o YouTube. Assim, os usuários - como você - podem expressar suas opiniões através de comentários e colaborações.

Na nova era, a relação das pessoas com a internet é bem diferente do que no princípio. Com a facilidade de publicar o que deseja e de troca com outros usuários, a rede se transformou em uma das ferramentas mais fortes para pesquisas escolares, organização da comunidade e outros trabalhos que envolvam a colaboração de muitas pessoas.

Confira a seguir alguns termos muito usados na rede:
Blog - site pessoal no qual se pode escrever sobre qualquer assunto. O que você coloca no site é organizado por data e os leitores podem escrever comentários.

Redes Sociais - são as comunidades online que permitem a comunicação de muitas pessoas com muitas pessoas ao mesmo tempo, como acontece no Orkut, Facebook, MySpace, Twitter e outros. As comunidades reúnem usuários com os mesmos interesses.

Grupo de Discussão - é um serviço no qual alguém escreve perguntas sobre qualquer assunto e espera que outras pessoas respondam e ajudem. Mas não há prazo para receber respostas e nem a certeza de que suas perguntas serão respondidas.

RSS - é a abreviação de "Really Simple Syndication", que significa "distribuição realmente simples". Esse serviço permite que os usuários acompanhem o conteúdo dos seus sites favoritos recebendo a atualização por um tipo de programa chamado agregador de conteúdo (como o Google Reader) ou no navegador.

PODCAST - é uma forma de distribuição de arquivos de áudio e vídeo pela internet através de RSS. O termo podcast surgiu da combinação de iPod (tocador de MP3 da Apple) e broadcasting, que significa programação linear por rádio ou TV.

MASHUP - é um termo em inglês que significa produzir alguma coisa nova na internet a partir da combinação de programas e serviços que já existem na rede.

Wiki - são páginas na internet em que o conteúdo é criado por todos, de maneira colaborativa. Qualquer pessoa pode alterar, acrescentar ou corrigir.

CGM - indica tudo o que está na internet e foi criado e divulgado pelos próprios usuários em blogs, fotologs, comunidades, grupos de discussão, comunidades, grupos de discussão e sites participativos.

Estas informações foram retiradas da revista "Guia para o uso responsável da internet 3.0", que está também disponível online.
Share This Article Facebook +Google Twitter Digg Reddit

-
Obrigado por participar!