domingo, 7 de julho de 2013

Reorganização do currículo no Ensino Médio e "tecnologias"!


E o que significa o termo "e suas tecnologias" nestas "quatro grandes áreas do conhecimento?



No zapear de links no Facebook me deparo com uma matéria publicada no Folha de São Paulo, sobre um projeto que prevê reorganização curricular no Ensino Médio. O que mais chamou atenção e se relaciona à nossa discussão é o termo "e suas tecnologias" na organização das "quatro grandes áreas do conhecimento" (ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática), veio então a questão do que seriam estas tecnologias?
A responta não consta no artigo, que trata apenas de divulgar a notícia a respeito do novo currículo. Será que teremos esta resposta nos livros didáticos, caso o processo prossiga e chegue até os professores? Como nos organizaremos (professores) para esta nova forma de currículo?
Surgem mais e mais perguntas quando vamos pensando. É aguardar para ver, e quando vermos, novas indagações. Isso não é de hoje, fazem alguns anos que o governo vem procurando organizar o currículo deste modo.

***************************************************************
Creio que a questão não está no currículo, está no modo em que se trabalha com a informação, na comunicação e mais, é algo além da temática deste blog, mas está na falta de EDUCAÇÃO que os filhos deveria aprender com seus pais; vão se perdendo valores, e a massa não educa para estes valores, ela transmite tudo o que for de direito... e sem filtro, a criança cresce como a maior parte das crianças que se tornam adolescentes e jovens com os quais lidamos no ensino médio.
***************************************************************


Por enquanto, no artigo Áreas de conhecimento, no sítio Ensino Médio Digital da Fundação Getúlio Vargas, que trata da matriz de referência do Enem, capturamos o que segue:

Linguagens, códigos e suas tecnologias - As disciplinas que compõem esta área de conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de aplicar as tecnologias da comunicação e informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida; conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) como instrumento de acesso a informações; compreender e usar a linguagem corporal; compreender a arte como saber cultural e estético, analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens, compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

Matemática e suas tecnologias - O objetivo desta área de conhecimento é tornar o aluno capaz de construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais; utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela; construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano; modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas; interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas.

Ciências da natureza e suas tecnologias - As disciplinas que compõem esta área de conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade; identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos; associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos; compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais; apropriar-se de conhecimento da física, química e bilogia em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico tecnológicas.

Ciências humanas e suas tecnologias - As disciplinas que compõem essas áreas de conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de compreender os elementos culturais que constituem as identidades; compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder; compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais; entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social; utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade; compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.


Share This Article Facebook +Google Twitter Digg Reddit

-
Obrigado por participar!